quarta-feira, 28 de outubro de 2009

" O que é que o Mercadinho tem?" [1]

No mês de novembro, vou fazer uma série de publicações sobre um dos locais mais conhecidos de Imperatriz, o Mercadinho. Os textos fazem parte de uma reportagem escrita por mim no segundo período do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão. Espero que gostem e comentem.



Originada de pequenos comércios de carne que eram construídos com madeira e cobertos de palha no então bairro Bacuri, o Mercado Vicente Fitz ou “Mercadinho”, como é mais conhecido, dá nome ao bairro onde está localizado atualmente e é uma das maiores feiras da região tocantina. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura do Município, são cerca de 300 pontos formais e informais de comércio, isso contando somente com as duas quadras onde está localizada a feira, por onde passam diariamente cerca de 5 mil pessoas de toda a região.


Considerado pela população como uma referência na compra de diversas mercadorias, o mercadinho passou por muitas modificações ao longo dos anos. Uma pequena feira que não era mais que um quarteirão no inicio da década de 1960, teve um grande crescimento com a chegada da Rodovia Belém-Brasília e se tornou o maior centro abastecedor de hortifrutigranjeiros da região. O local, que é um verdadeiro universo paralelo, já passou por muitas dificuldades por causa de problemas antigos, como a falta de higiene, mas melhorou no ano de 2003, quando após passar por uma reforma reinaugurou com o nome de Mercado Vicente Fitz.



Em Imperatriz, o Mercadinho é sinônimo de diversidade. Em nenhum outro lugar da cidade e da região se encontra tanta variedade de mercadorias, que vão de alimentos e remédios a eletrodomésticos. São varias feiras em uma só.

6 comentários:

Atorei André! Nunca tinha pensado sobre a grandeza histórica contida naquele lugar, e olha que passei um bom tempo por lá, qd minha mãe tinha uma distribuidora lá XDDD

CUrioso pra saber das outras....
Nao demore...

André...haha...eu amei!! Vou acompanhar a série!
Não sabia desses datelhes históricos que vc apresentou na matéria!

André...haha...eu amei!! Vou acompanhar a série!
Não sabia desses datelhes históricos que vc apresentou na matéria!

Bom, ao contrario da marizé, eu ja havia pensado nisso, mas nunca porém, em escrever sobre isso, pelo que só tenho elogios a vc André, pela iniciativa! Abraços e sucesso!

OLA TUDO BEM?
ATRAVÉS DO BLOG DO WILSON LEITE CONHECI O SEU BLOG, ESTÁ MUITO BOM, PARABÉNS.AGURADO SUA VISITA NO MEU.SEREI FREGUÊS AGORA DO SEU.