terça-feira, 22 de setembro de 2009

08:39 - No comments

Imperatriz: estudantes de Jornalismo apresentam pesquisas em Palmas-TO


Alunos do curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz apresentaram trabalhos na IX Jornada de Iniciação Científica em Palmas-TO. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro na Universidade Luterana Brasileira-ULBRA e teve como tema “Difusão da ciência: perspectivas para novos conhecimentos”.

Na ocasião foram apresentados três trabalhos, entre eles a pesquisa com o tema “As práticas jornalísticas ocorridas nas décadas de 1960 e 1970 em Imperatriz”, desenvolvida pelas estudantes Thays Assunção, Nayane Brito, Gizelle Macedo e Larissa Santos, todas acadêmicas do 6° período do curso, sob a orientação da profª Roseane Pinheiro. O estudo é financiado pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-Fapema. Segundo Thays, esta época foi marcada por muitas dificuldades no jornalismo brasileiro, inclusive em Imperatriz, pois havia censura e perseguições políticas. Além disso, no mesmo período surgiram as primeiras emissoras de rádio e TV e cresceu o número de jornais e revistas na cidade. “É importante participar de eventos como este para que possam ser divulgados tanto nossos trabalhos de pesquisa quanto a história do Jornalismo”, completa.

A aluna do Projeto Conexões de Saberes, Larissa Pereira Santos, apresentou no evento os resultados de sua pesquisa realizada no âmbito do programa de extensão da Universidade. A pesquisa revela as representações sobre a violência no Bairro da Caema em Imperatriz, especificamente na Rua da Paz.

“A participação dos alunos em eventos científicos é um momento de socialização do conhecimento, além de dar visibilidade às produções acadêmico-científicas da UFMA de Imperatriz”, destaca a orientadora do trabalho, professora Msc. Emilene Sousa.

Também foi apresentada a pesquisa “Da Escola para o Trabalho: a infância das crianças quebradeiras de coco babaçu”, realizada pelo aluno Rodrigo Reis.

A coordenadora do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, Roseane Pinheiro, ressalta que o número de pesquisas no curso está aumentando e muitos alunos também estão se engajando nessas iniciativas. “Isso evidencia que as Ciências da Comunicação e o Jornalismo representam amplo espaço para as pesquisas científicas, fortalecendo assim seu papel na Universidade e na sociedade”, conclui.


Lugar: UFMA/ASCOM

Fonte: André Wallyson/Imperatriz


0 comentários: